terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biografia do ‘’Maior de todos": A vida de um dos melhores autores da literatura brasileira que revolucionou a linguagem.

Que nasci no ano de 1908, você já sabe. Você não deveria me pedir mais dados numéricos. Minha biografia, sobretudo minha biografia literária, não deveria ser crucificada em anos. As aventuras não têm princípio nem fim. E meus livros são aventuras; para mim são minha maior aventura’’
João Guimarães Rosa (1908-1967)


Infância


João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 na cidade de Cordisburgo(MG)
Era o primeiro dos seis filhos de dona Francisca Guimarães e de Florduarto Pinto rosa, comerciante e contador de histórias
Aos 7 anos,Rosa já mostrava seus traços de genialidade pois aprendeu a ler francês e pouco tempo depois,holandês através de um frade franciscano
Estudou no colégio Arnaldo, o mesmo no qual estudou Carlos Drummond de Andrade. Nessa escola também aprendeu alemão

‘’Não gosto de falar em infância. É um tempo de coisas boas, mas sempre com pessoas grandes incomodando a gente, intervindo, estragando os prazeres. Recordando o tempo de criança, vejo por lá excesso de adultos, todos eles, os mais queridos, ao modo de policiais do invasor, em terra ocupada. Fui rancoroso e revolucionário permanente, então. Gostava de estudar sozinho e de brincar de geografia. Mas, tempo bom, de verdade, só começou com a conquista de algum isolamento, com a segurança de poder fechar-me num quarto e trancar a porta. Deitar no chão e imaginar estórias, poemas, romances, botando todo mundo conhecido como personagem, misturando as melhores coisas vistas e ouvidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário